A Câmara Municipal de Vereadores de Porto do Mangue promoveu o 1º Simpósio de Política na cidade. O evento reuniu a nata política, os principais interessados no tema: ‘Mudanças nas regras eleitorais para 2020‘, foram pré-candidatos declarados ou desejosos de concorrer ao pleito de 2020.
O vereador-presidente Juscelino Gregório (PPS), fez a abertura do evento, ao seu lado estiveram os vereadores: Jean Maia (SD) e a Alciene Rodrigues (MDB), representando o Gabinete Civil da Prefeitura, Raniery Filho, acompanhou o debate a secretária Municipal do Planejamento e Gestão, Adriana Kellys.
O ministrante da palestra foi o conceituado advogado, Dr. Aldo Araújo, que falou sobre as coligações partidárias nas eleições proporcionais para vereadores, onde as mesmas serão vetadas.
O conflito em relação a esse tema é que legendas que não ganharam a maioria dos votos têm a chance de se elegerem ao fazerem parceria com partidos muitos votados. Além de proibir as coligações, também foi debatido sobre o desempenho, onde deve haver um patamar mínimo de candidatos eleitos para que a sigla acesse recursos de fundo partidário, assim como sobre o tempo de propaganda gratuito no rádio e na televisão entre outros.
O evento foi promovido pela gestão do presidente, Juscelino Gregório, ele que vem desenvolvendo um trabalho excepcional a frente do legislativo municipal portomanguense, está de parabéns pela iniciativa.