Aquele papo de que as operadoras vão começar a limitar a franquia de dados de planos de internet fixa já não é mais apenas um papo e se prepara para virar realidade.
Obviamente, consumidores já estão extremamente insatisfeitos com isso.
Nossa internet, no geral, já não é lá grande coisa, e a relação entre os brasileiros e as operadoras também não é das melhores, segundo estudo da Anatel. Agora que operadoras começaram a limitar a franquia de dados de novos consumidores, a tendência é que tudo piore.
Atualmente, não há limites (na prática) para o quanto você consome em um mês de internet. Você pode assistir a filmes na Netflix sem nenhuma preocupação, assim como passar o dia ouvindo música via streaming, ou então ostentar uma maravilhosa coleção de jogos digitais com títulos que superam os 40GB.
No entanto, Vivo, GVT, Oi e NET vão começar a limitar esse consumo – você terá uma quantia mensal para ser usada, e, ao atingir esse limite, sua conexão pode ser cortada ou a velocidade reduzida drasticamente.
Considerando que a Anatel já se mostrou a favor da prática (dizendo que ela pode ser benéfica), parece que não há muito o que fazer além de mostrar para as operadoras o descontentamento com a medida, e torcer para que de alguma forma elas mudem de ideia ou achem alguma outra solução
Ou, ao menos, ofereçam uma franquia próxima da realidade – de forma que ninguém precise mudar muito a rotina na internet para se adequar aos limites impostos pelos planos mensais.