As eleições municipais deste ano serão as primeiras com as recentes modificações eleitorais. Fato esse que deixa muita gente ansiosa.
O pleito de 2016 marcará novos tempo na política brasileira.
Passamos por duas ‘minis’ reformas políticas. Vamos ter mudança significativa na propaganda eleitoral. O período eleitoral vai se reduzido pela metade. A prestação de contas, financiamento de campanha, pessoas jurídicas não podem mais fazer doações, quantas mudanças e quais serão seus impactos reais na vida do eleitor? principalmente!
Vejamos, as alterações nas doações de campanhas, por exemplo serão extremamente monitoradas, já que pra saber de onde vem o dinheiro ficou mais eficiente com os novos sistemas.
Antes, 80% das doações eram pessoas jurídicas. Agora, apenas pessoas física podem doar, sem contar que ela vai ficar fica amarrada a Receita Federal. O que ela doar, tem que ser declarado. Além disso, a doação não pode ser superior a 10% do rendimento dela no ano anterior.
Pense num negócio que vai deixar muita gente doida!
Outro ponto bem interessante das mudanças são com relação as mudanças nas propagandas, por exemplo: o material de propaganda em bens particulares, que era de 4 metros quadrados, vai passar para meio metro. Já o material distribuído só pode ser de 50 cm por 40 cm. Em locais públicos serão permitidas apenas bandeiras. Aqueles cavaletes que tinham antes não poderão ser mais utilizados.
O eleitor vai estranhar muitíssimo o novo modelo de campanha eleitoral.
É aguardar chegar os 45 dias pra ver…