Sabe aquele papelzinho de bala jogado na rua? Aquele, que é “só” um papelzinho e “não vai dar em nada”? Então, imagine 7,3 bilhões de pessoas jogando esse mísero papelzinho na calçada…
Que baita mundo embalado seria este!
Viver em sociedade exige algumas responsabilidades, entre elas o cuidado com os espaços de uso comum. Mais que obras e serviços do poder público, atitudes individuais também fazem a grande diferença para a construção de lugares bons (e limpos!) de se viver. Afinal, uma cidade com ruas e calçadas sujas, lixo fora da lixeira, bueiros entupidos é apenas um retrato da conduta de seus moradores.
Pensando nisto uma equipe da Prefeitura de Carnaubais está implantando na cidade o projeto ‘Cidade Limpa’, são diversos pontos de coleta de lixo.
O objetivo é dispôr para o público circulante, uma alternativa para descarte de resíduos sólidos.
Os 3 R’s da sustentabilidade
As ações para ajudar a manter a cidade limpa podem começar com a prática dos 3 R’s: reduzir o que consumimos, reutilizar antes de jogar fora e reciclar.
Se de um lado o poder público deve promover a limpeza urbana, investir em recursos do orçamento para tomar as medidas necessárias, fiscalizar o cumprimento das leis e incentivar a população a cuidar do meio ambiente, cabe aos cidadãos zelar pela limpeza dos espaços públicos por meio de pequenos gestos, como o descarte correto do lixo.
Todo cidadão deve fazer a sua parte e também agir dentro da comunidade, seja incentivando práticas que minimizem o impacto no meio ambiente ou cobrando das autoridades medidas que causem impacto na limpeza das cidades e bem-estar dos moradores.
Cidadãos devem estar conscientes de que a limpeza pública não é apenas tarefa do governo. Atos de vandalismo como a destruição de lixeiras públicas, de contêineres de lixo, pichações de monumentos, descarte de lixo em ruas e calçadas, por exemplo, devem ser combatidos.