O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comunicou nesta quinta-feira, 16, a Luiz Henrique Mandetta (DEM) a sua demissão do cargo de ministro da Saúde.
Ele será substituído pelo oncologista Nelson Teich.
Mandetta confirmou em sua conta no Twitter que foi demitido, após uma breve reunião com o presidente.
“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde“, disse o ex-ministro. “Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar.“
Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020
O ministro falou ontem em sua última entrevista coletiva que não tem problema em ser substituído pelo presidente Jair Bolsonaro e disse que é público que há discordância na visão dele e do presidente.
A coletiva teve um tom de despedida da parte de Mandetta e seus dois secretários, que em todo o tempo declaravam lealdade ao ministro e afirmavam que se ele saísse, ambos deixariam os cargos.