Outro dia, um jovem eleitor me fez a seguinte pergunta: “O que é ser um bom prefeito e quais são as suas responsabilidades?” Pego de surpresa, respondi alguma coisa que me veio em mente, mas fiquei devendo uma resposta mais elaborada, capaz de satisfazer ao meu curioso interlocutor.
Creio que responder a esta pergunta é uma contribuição à reflexão dos eleitores para a importante tomada de decisão nas urnas, em outubro próximo.
O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades da comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho, isso tem acontecido em Porto do Mangue, basta comparar a atual gestão do prefeito ‘Titico’ com os seus antecessores, se formos mais adiantes em palavras, digo que o prefeito atual fez mais por Porto do Mangue em 8 anos, do que os 12 em que o grupo da oposição esteve no comando da Prefeitura, na realidade foram 12 anos de atraso, Titico teve e cumpriu a missão de reconstruir nossa cidade.
Voltando ao assunto, espera-se de um gestor ou gestora, fidelidade ao seu povo, expressa no cumprimento de um programa de governo previamente elaborado, capacidade para o dialogo, bem como conhecimento dos assuntos da cidade, capacidade de decisão no tempo oportuno, paciência e disponibilidade para ouvir a população, outra coisa importantíssima, disponibilidade para ter presença contínua no município, qualidades que o atual gestor ‘Titico’ tem mantido, esse estilo equilibrado, ele tem coragem para dizer sim, mas também de dizer não, quando necessário.
ALERTA: É muito perigoso depositar o voto no desconhecido, entregar o nosso futuro nas mãos de quem se quer reside em nossa cidade, que não tem nem endereço certo é um perigo e pode causar danos sem precedentes a vida do nosso povo.
Seguindo nossa rápida analise, acreditamos que o bom prefeito deve ter as qualidades necessárias para uma vida política sadia e honesta, com transparência nas atividades públicas, a vida do prefeito ou prefeita deve ser transparente, deve-se conhecer passado e presente, só assim teremos a certeza de que estamos fazendo a escolha certa para o futuro. Para muitos cidadãos, o prefeito é mais importante do que o presidente da República, pois é quem pode resolver o seu problema imediato.
Chegamos ao final da nossa analise, o prefeito ‘Titico’ juntamente com seu grupo político escolheu para sucede-lo, indicar os nomes de Frankyleide para prefeita e o professor Lagerdie para vice, uma chapa que apresenta a genuinidade, originalidade, que verdadeiramente representa a continuidade de um projeto de futuro, com a seguinte novidade, a de ter a primeira mulher que apresenta todas as chances de ser eleita prefeita de Porto do Mangue, vou dizer: Esses ai Porto do Mangue conhece e confia de verdade!