O Governo de São Paulo levará uma comitiva com até 10 empresas paulistas para o Festival Fringe de Edimburgo, um dos maiores eventos sobre arte e cultura do mundo, realizado de 2 a 26 de agosto, na Escócia. A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever pelo site da InvestSP até 5 de julho. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
“O Festival Fringe de Edimburgo é uma vitrine excepcional para a cultura e a criatividade, proporcionando uma oportunidade única para artistas e empresas do setor cultural de São Paulo se apresentarem em um palco global. A missão do CreativeSP para o Fringe é uma demonstração do compromisso do governo estadual com a promoção da inovação artística paulista, pois não só amplia a visibilidade internacional dos nossos talentos, mas também estimula o intercâmbio cultural e a geração de negócios”, declarou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
Além da oportunidade de mostrar seu trabalho para produtores, promotores de eventos e possíveis investidores e parceiros do mundo todo, os participantes do Fringe terão acesso a ações voltadas a temas que são destaque no debate político, econômico e social. Entre eles: meio ambiente, inteligência artificial (IA), esporte e a experiência feminina no capitalismo.
Em 2024, o Fringe deve reunir artistas de quase 60 países e apresentar mais de 3,3 mil atrações de circo, teatro, dança, comédia, música e programas voltados para as crianças, entre outros temas.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP leva 10 empresas para Festival de Publicidade de Cannes, na França
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 23 missões já realizadas, o CreativeSP levou 205 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.
Ao todo, serão nove missões em 2024. No 1º semestre, o CreativeSP esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA) e nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França). E, depois do Fringe, ainda tem Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra).
Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap
Incentivo Lei torna permanente a Política Aldir Blanc e destina R$ 15 bilhões à cultura local
Sucesso Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público em Porto do Mangue
Teatro Paixão de Cristo volta ao formato tradicional na orla do Rio das Conchas
Articulação Secretaria de Cultura de Porto do Mangue discute estratégias para fortalecimento das ações culturais
Carnaval Porto do Mangue: Musa do carnaval 2025 será escolhida em evento promovido por iniciativa privada e poder público
São Paulo SP lança editais para dança, teatro, música e artes visuais no valor de R$ 93 milhões Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 24° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 29°
Tempo nublado


