Domingo, 20 de Abril de 2025 13:54
84987711771
Polícia Investigação

Gusttavo Lima está sendo investigado pela PF sobre tráfico internacional

O caso, batizado de Operação Mafiusi, foi deflagrado em dezembro de 2023 e resultou na emissão de mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de ativos financeiros de 79 pessoas e empresas. O valor total dos bens apreendidos já chega a R$ 126 milhões.

15/03/2025 08h15
Por: Redação
Gusttavo Lima está sendo investigado pela PF sobre tráfico internacional

Uma investigação da Polícia Federal do Paraná sobre um esquema internacional de tráfico de drogas operado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) a partir do Porto de Paranaguá (PR) cita o nome do cantor Gusttavo Lima como parte do núcleo financeiro. Ele teria sido citado por causa da venda de um avião para sua empresa, a Balada Eventos. Ele não é investigado. As informações são do Estadão.

O porto estaria sendo usado para enviar grandes carregamentos de cocaína à Europa, tendo como principais destinatários grupos na Itália e na Albânia. O caso, batizado de Operação Mafiusi, foi deflagrado em dezembro de 2023 e resultou na emissão de mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de ativos financeiros de 79 pessoas e empresas. O valor total dos bens apreendidos já chega a R$ 126 milhões.

As investigações apontam a existência de 3 núcleos na organização criminosa: operacional (logística do tráfico), liderança (coordenação das operações) e financeiro (lavagem de dinheiro). A polícia identificou movimentações milionárias por meio de empresas de fachada, contas bancárias de passagem e compras de bens de alto valor, como aeronaves, cavalos e propriedades de luxo.

A operação é um desdobramento de investigações conjuntas entre Brasil e Itália, iniciadas em 2019, após a prisão de 2 membros da máfia italiana no litoral paulista. A cooperação internacional envolveu Interpol, Europol, Eurojust e autoridades espanholas e italianas.

A defesa do cantor Gusttavo Lima negou qualquer irregularidade e afirmou que a transação citada na investigação refere-se à compra de uma aeronave.

ÍNTEGRA DA NOTA DE GUSTTAVO LIMA

“A Balada Eventos, empresa que administra a carreira artística do cantor Gusttavo Lima, esclarece que adquiriu uma aeronave da empresa JBT Empreendimentos e Participações EIRELI, por meio de seus representantes legais (família Golin), em junho de 2022. Essa foi a única negociação realizada entre a Balada Eventos e a empresa JBT. A operação ocorreu de forma legal, com contrato de compra e venda formal, devidamente registrado na ANAC.

“Não conhecemos a pessoa de Willian Barile Agati. Essa informação deve ser requisitada à família Golin.

“Sobre o questionamento de numerosas empresas registradas no mesmo endereço, esclarecemos que se trata de um prédio comercial, com várias salas comerciais. Cada empresa ocupa uma sala. É totalmente inverídica a informação de que há sete empresas no mesmo endereço”.

Poder 360

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.