Durante manifestação em São Paulo neste domingo (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou em defesa da anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Ele ironizou os julgamentos conduzidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), fez provocações ao ministro Alexandre de Moraes e se comprometeu a “não fugir do país”.
https://youtu.be/5GeiogpSfcw
Na tentativa de mandar um “recado ao mundo”, Bolsonaro arriscou algumas frases em inglês. “Eu não falo inglês, uma grande falha da minha formação”, afirmou antes de improvisar: “They already have a majority to sentence a popcorn seller and an ice cream seller for an armed coup. It’s unbelievable.” (Eles já têm maioria para condenar um pipoqueiro e um sorveteiro por golpe armado. É inacreditável.)
Bolsonaro volta a questionar eleição e critica anulação de condenação de Lula
Diante de milhares de apoiadores na Avenida Paulista, Bolsonaro voltou a questionar o resultado das eleições de 2022. “O golpe foi dado, tanto é que o candidato deles está lá”, declarou, em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e às decisões judiciais que anularam suas condenações na Lava Jato.
Ex-presidente ironiza atos da esquerda e diz que “guerra contra a anistia está perdida”
Na abertura de seu discurso, Bolsonaro ironizou os protestos organizados por partidos de esquerda na semana anterior, no mesmo local. “Vieram falar contra a anistia e pela prisão do Bolsonaro. Contra a anistia eles já perderam essa guerra. A maioria do povo brasileiro entende as injustiças”, disse o ex-presidente, apelando para que Câmara e Senado aprovem a anistia.
Pesquisa aponta que maioria da população rejeita anistia
Apesar da declaração, uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada neste domingo (6), mostra o contrário: 56% dos brasileiros são contra a anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro. Outros 34% são favoráveis ao perdão, enquanto 10% não souberam responder.
Mín. 24° Máx. 31°
Mín. 25° Máx. 29°
ChuvaMín. 25° Máx. 29°
Chuva