22°C 30°C
Porto do Mangue, RN
Publicidade

Município de Porto do Mangue instala sismógrafo em parceria com UFRN para monitorar atividade sísmica

Equipamento reforça prevenção e segurança da população diante de eventos geológicos registrados na região

26/06/2025 às 13h52 Atualizada em 26/06/2025 às 14h12
Por: Redação
Compartilhe:
Município de Porto do Mangue instala sismógrafo em parceria com UFRN para monitorar atividade sísmica

O município deu um importante passo no monitoramento de fenômenos naturais ao receber a visita do doutor em Geofísica José Augusto e do geofísico Eduardo Alexandre, representantes do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN). A equipe esteve acompanhada dos agentes estaduais de Proteção e Defesa Civil, José Jorimar e Flademir Gonçalves.

O principal objetivo da visita foi a instalação de um sismógrafo na cidade. O equipamento permitirá o monitoramento contínuo das atividades sísmicas que vêm sendo registradas na região, representando um avanço significativo para o mapeamento e análise de riscos geológicos.

Antes da instalação, os técnicos participaram de uma reunião com representantes da gestão municipal, entre eles o chefe de gabinete Israel Queiroz, a secretária de Administração Adriana Kellys, o secretário de Agricultura Nivaldo Cristino, a coordenadora municipal de Agricultura e Defesa Civil Elyelma Amorim e a secretária de Assistência Social Auriane.

Durante o encontro, foram discutidos os benefícios da cooperação com o Labsis, a importância do estudo sismológico para o planejamento urbano e rural, e estratégias integradas para proteção da população com base nas informações que serão coletadas pelo sismógrafo.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a ciência, a prevenção e o cuidado com a segurança da comunidade diante de fenômenos naturais cada vez mais frequentes no semiárido nordestino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários