Em ano de eleição, algumas características são importantes para o eleitor definir seu voto. Entre elas estão a opinião dos familiares e amigos, a avaliação do governo vigente, a apresentação de propostas para problemas da cidade e o resultado de pesquisas eleitorais.
Pensando nisso, cinco especialistas listaram dez fatores gerais que influenciam no momento de decidir em quem se votará, além de ordenarem alguns itens que tendem não influenciar na decisão (veja abaixo).
De acordo com o professor de Ciência Política Marco Rossi, esses indicadores podem mudar dependendo do tipo de eleitor. “Hoje, também é preciso analisar o tipo de eleitorado a partir de características de faixa etária, sexo e religião, por exemplo, mas em geral os fatores ordenados são, se não determinantes, fortes influenciadores na decisão do eleitor brasileiro”, afirmou Rossi.
As variáveis foram baseadas nos resultados de eleições municipais anteriores, avaliando o comportamento do eleitor nos pleitos de 2000, 2004 e 2008.
Ambiente
A opinião dos familiares e dos amigos podem ajudar na hora de escolher o candidato. Alguns especialistas consideram esse fator determinante para o resultado da eleição. O grupo social no qual o eleitor está inserido, seja no trabalho, na igreja, na escola ou em espaços de lazer, tendem a influenciar.
Proximidade ideológica
O eleitor tende a escolher o candidato que apresenta um discurso ou um plano de governo coerentes com sua “visão de mundo”.
Pragmatismo
Outro fator de influência é a capacidade de articulação política do candidato e se ele apresenta propostas concretas para problemas como saúde, segurança e educação.
Opinião de pessoas públicas
Quando alguma autoridade ou pessoa com reputação pública indica algum candidato, há uma tendência de legitimar determinada candidatura, influenciando na decisão do eleitor.
Avaliação do governo vigente
Se a gestão municipal for bem avaliada, o eleitor, em geral, não possui perspectiva de mudança do prefeito. Em caso de má avaliação da gestão, a tendência é que a oposição seja beneficiada. Essas situações de aprovação ou rejeição interferem na escolha.
Reputação do candidato
As características pessoais que o político consegue transmitir influem no voto. Uma imagem de honestidade e responsabilidade pesam na escolha.
Meios de comunicação
A mídia influencia indiretamente no voto. Por veicular informações sobre as eleições e possíveis escândalos, os meios de comunicação auxiliam o eleitor a tomar consciência da corrida eleitoral.
Voto de protesto
Votos definidos com base no carisma dos candidatos são aleatórios por serem subjetivos e, por isso, com pouca consistência política. Em geral, as pessoas simpatizam com a aparência ou gostos do candidato. Já no caso do voto de protesto, o eleitor escolhe o candidato pelo discurso “antipolítico”, como ocorreu na eleição de Tiririca (PR) como deputado federal por São Paulo, em 2010.
Propaganda eleitoral na tevê e no rádio
A influência do horário eleitoral gratuito na tevê e no rádio tem reduzido, mas ainda apresenta as candidaturas para a população, o que, de certa forma, tende a interferir na votação.
Resultado das pesquisas eleitorais
Alguns grupos de eleitores levam em consideração os resultados das pesquisas, que apresentam as intenções de voto em cada candidato e os índices de aprovação e rejeição.
Fontes: Foram ouvidos os cientistas políticos Adriano Codato (UFPR), Carlos Strapazzon (Grupo Dom Bosco), Doacir Quadros (Uninter), Leonardo Barreto (UnB) e Marco Rossi (UEL)