terça-feira, 16 agosto, 2022
Porto do Mangue
No Result
View All Result
Porto do Mangue
No Result
View All Result

Papa Francisco começa a enfrentar rejeição do alto clero da ‘Igreja Romana’!

CompartilharTwittarCompartilharCompartilhar
Da Agência Ansa

O papa Francisco nomeou 17 novos cardeais, entre eles o arcebispo de Brasília, Sergio da Rocha. A informação é da Agência Ansa.

Na homilia da missa do consistório, o pontífice alertou sobre o “vírus da polarização” e disse que, apesar de todos serem diferentes, é preciso não ser “inimigo” dentro da Igreja.

“Nós viemos de terras distantes, temos costumes, cores de pele, línguas e condições sociais diversas. Pensamos de maneiras diferentes e celebramos a fé também com ritos diferentes. E nada disso nos torna inimigos, ao contrário, é uma de nossas maiores riquezas”, disse o papa.

A fala de Francisco é uma crítica velada aos recentes momentos de tensão entre os cardeais. Nesta semana mesmo, foi tornada pública uma carta de questionamentos ao papa por cardeais conservadores, liderados pelo norte-americano Raymond Leo Burke.

Quem são os cardeais rebeldes que acusam o papa Francisco de heresia

Os cardeais que assinaram a carta: Walter Brandmüller, Raymond Burke, Carlo Caffarra e Joachim Meisner
Cardeais redigiram a carta e a tornaram pública, em uma manobra sem precedentes no Vaticano: Walter Brandmüller, Raymond Burke, Carlo Caffarra e Joachim Meisner.

Uma rebelião anunciada. Um grupo de cardeais manifestou publicamente preocupação com os ensinamentos do papa Francisco, acusando o pontífice de causar confusão em relação a assuntos-chave para a doutrina católica.

Em carta divulgada nesta semana, os sacerdotes questionam o papa por encorajar a Amoris Laetitia (Alegria do Amor), documento que é uma tentativa de abrir novas portas para católicos divorciados e tornar a Igreja mais tolerante com questões relacionadas à família.

A rigor, a carta não é nova: os cardeais a enviaram ao papa em setembro, com cinco perguntas específicas que exigem apenas um “sim” ou um “não” como resposta. Eles querem esclarecer o que consideram dúvidas ou imprecisões, no que diz respeito “à integridade da fé católica “.

Cardeais conversam nas ruas do Vaticano

Os religiosos, representantes de setores mais conservadores do catolicismo, sugerem que o papa criou uma “grave desorientação e confusão entre os fiéis”.

Assinada por quatro cardeais, a carta representa um sinal claro de dissidência, que reflete o descontentamento dos setores mais conservadores da Igreja.

Dos signatários, três são cardeais aposentados: os alemães Walter Brandmüller e Joachim Meisner e o italiano Carlo Caffarra. O americano Raymond Leo Burke, único que ainda está na ativa, é crítico frequente do papa Francisco.

Eles afirmam que decidiram tornar a carta pública após esperar dois meses por uma resposta do pontífice que nunca chegou.

Aos olhos do público

A carta dos cardeais dissidentes, divulgada na segunda-feira, questiona o papa especificamente sobre esta questão.

Eles o fazem por meio de dilemas, questões teológicas que exigem uma resposta positiva ou negativa, e que são um mecanismo para tirar dúvidas sobre temas relacionados aos sacramentos ou padrões morais.

O primeiro dilema questiona se, ao contrário do que foi estabelecido por papas anteriores, “agora é possível perdoar” ou “dar a comunhão a uma pessoa que, embora unida por um casamento, vive com outra como marido e mulher”, o que contradiz expressamente a encíclica do papa João Paulo II de 1981.

OPortomanguense

OPortomanguense

Fundado em outubro de 2010, é o 1º site de notícias & entretenimento de Porto do Mangue, atualmente com liderança consolidada na cidade e região da Costa Branca.

Related Posts

Destaque

Aparecida Brazão comemorou aniversário em grande estilo ao lado da família e de amigos

Aparecida Brazão comemorou aniversário, no ultimo sábado,(13), do jeito que mais gosta – em família e ladeada por seus amigos. Passou o dia ao lado do marido, Batista e da sua família na sua casa de praia na comunidade Praia do Rosado. Nas redes sociais Aparecida recebeu o carinho dos...

Leia Mais
Destaque

Prefeito Faustino comemora 365 dias de gestão e consolida sua marca junto a população portomanguense

Porto do Mangue já sente os impactos do desenvolvimento que abrem caminho para a chegada de um novo tempo com a gestão do atual prefeito, Francisco Faustino. A atual gestão comemorou transformações e avanços que se estendem nos quatro cantos do município reunindo em um grandioso evento institucional que aconteceu...

Leia Mais
Destaque

‘Arraiá do Batista de Maneco’ reúne familiares, amigos e políticos para celebrar seus 88 anos

Leia Mais
Destaque

Presidente da Câmara, Izidro Júnior receberá o prefeito Faustino para leitura da Mensagem Anual

Na próxima quarta-feira, (16), os chefes dos Poderes Legislativo e Executivo se reencontrarão no Plenário  Melquisedeck. O vereador-presidente Izidro Júnior juntamente com os demais edis acompanharão a leitura da Mensagem Anual do executivo portomanguense a ser proferida pelo prefeito em exercício, Francisco Faustino. Essa será a segunda vez que Faustino...

Leia Mais
Load More

Comments 2

  1. Maria José Martins says:
    6 anos atrás

    Cada vez fico mais confusa com toda esta arbitrariedade. Já não bastava os casamentos nulos, vem agora a possibilidade de admitir a Comunhão de casais em adultério assumido!
    Afinal, a Palavra de Deus é imutável ou não? Quem parará isto? Jesus é irredutível na resposta que dá aos Fariseus: QUALQUER homem que repudie sua mulher e case com outra, comete adultério; QUALQUER mulher repudiada que case com outro, comete adultério! Que poder tem o Seu representante na Terra, não Deus… para mudar as Suas Palavras, quando Jesus também afirma que:”nem uma vírgula a poderá alterar? Aonde está a protecção à família?
    Receio que apenas estejam a mudar os nomes; de resto, a confusão é a mesma! (os meus, os teus e os nossos!) E nos casamentos nulos, como se sentirão os filhos? Bastardos? Alguém pensa nisso? Que Sociedade se está a construir? Nem sei se valeu a pena Jesus ter morrido e sofrido tanto. Continuamos a fazer o que queremos e a banalizar tudo “SIM SIM, NÃO, NÃO” vós ó mornos, eu vomito-Vos! Sempre me ensinaram que foram os tíbios que quase fizeram Jesus desistir do Seu Plano de Salvação, mas agora, ninguém faz alusão a ISSO! Tudo quer um Cristianismo morno…
    Para que existe a Igreja? Para nos ajudar a refrear os nossos apetites e seguir o Mestre, se for preciso até à morte, (não seja o discípulo maior que o Mestre) ou para nos facilitar a vida e desvirtuar tudo?
    Lamento e sofro por estar a assistir a toda esta derrocada em nome de uma misericórdia permissiva que não eleva ninguém, mas somente cria a confusão e o facilitismo!
    FELIZES DOS QUE PERSEVERAREM!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Início
  • Porto do Mangue
  • Mundo
  • Política
  • Da Redação
  • Podcasts

© 2021 - Direitos reservados a ABRAZ. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

No Result
View All Result
  • Aconteceu
  • Dá Redação
  • Porto do Mangue
  • Brasil
  • Economia
  • Política
  • Internacional
  • Gerais
  • Destaque
  • Acidente
  • Justiça
    • Mundo
      • Nacional
    • Eleições
      • Polícia
  • Opinião
    • Digital
      • Ao Vivo
  • RGN
    • Regional
      • Praia do Rosado
  • Religião
    • Protestantes
  • Saúde
    • Saúde & Bem-Estar

© 2021 - Direitos reservados a ABRAZ. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In