A cidade de Porto do Mangue foi incluída no projeto Rota das Falésias, um roteiro turístico em atividade desenvolvido pelo estado do Ceará.
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 12, no Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), em Fortaleza, empresários e entidades ligadas ao setor do turismo discutiram e aprovaram a integração de municípios potiguares à rota turística, por 6 votos unânimes, o grupo gestor da Rota das Falésias aceitou o município de Porto do Mangue e mais 4 da Costa Branca dentre eles: Mossoró, Tibau, Grossos e Areia Branca.
Após a decisão, agora deve ser tomado como ponta pé inicial, de uma nova história para a economia relacionada ao turismo em nossa região...
Ao incluir Porto do Mangue nesse roteiro, será possível fomentar o turismo durante todo o ano.
A proposta é que a Rota das Falésias que passe a abranger os dois estados, com mais diversidade de atrativos, fortalecendo os destinos da rota e se tornando um produto turístico ainda mais atraente.
A Rota das Falésias é um atrativo turístico conhecido nacionalmente, é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur). Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional.
O trabalho de estruturação da rota é dividido em duas etapas. A primeira consiste na elaboração de um diagnóstico da oferta turística e análise da situação atual dos empreendimentos, produtos e serviços existentes no território, além da análise de mercado para identificar os concorrentes, o perfil e expectativa dos clientes e o posicionamento do roteiro no cenário regional, nacional e internacional.
Na segunda fase, o foco do trabalho é o fortalecimento e qualificação dos empresários locais para atenderem a nova realidade de mercado e o apoio à comercialização do roteiro o Sebrae entra no processo de diagnóstico e qualificação dos equipamentos turísticos.