A Secretaria Municipal de Saúde de Porto do Mangue, informou oficialmente, nesta terça-feira, 05, que a cidade passa ater seu 1º caso de coronavírus chinês confirmado.
Com 6 casos suspeitos, 1 descartado e 1 confirmado, a gestão municipal tem adotado medidas de orientação, prevenção e combate ao coronavírus.
Em 24 horas, o Rio Grande do Norte registrou seis novos óbitos e 115 casos confirmados de Covid-19, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados no final da manhã desta terça-feira (5). Com isso, o estado chega a 68 óbitos e 1.536 pessoas com o novo coronavírus. O estado conta ainda com 5.138 casos suspeitos, 4.702 descartados e 478 recuperados.
O Ministério da Saúde registrou 107.780 casos de coronavírus e 7.321 mortes provocadas pela doença no Brasil até as 20h desta segunda-feira, 4, segundo informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde todo o país. São consideradas recuperadas após contraírem a doença 45.815 pessoas, o que representa 42,5% do total de casos confirmados. Atualmente, estão em acompanhamento outras 54.644 pessoas (50,7%) e 1.427 óbitos permanecem em investigação.
Nas últimas 24 horas foram 6.633 casos novos e 296 novos óbitos, sendo que a maior parte é referente a outros períodos, mas foi inscrita de ontem para hoje.
Orientação:
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.